A HIGIENIZAÇÃO DE QUARTOS DE HOTEL SEGUE SENDO PRIORIDADE PARA QUEM RECEBE, ESPECIALMENTE NOS TEMPOS ATUAIS.
Dentro da gestão hoteleira, a questão da limpeza dos quartos de hotel sempre esteve entre as prioridades. Mais recentemente, com a pandemia, esta se tornou ainda mais importante, pois além da boa experiência está a saúde dos hóspedes.
Cada vez mais exigentes, eles procuram espaços onde possam se sentir seguros. Novos protocolos de limpeza são necessários para esta nova fase da hotelaria.
Não é exagero afirmar que um quarto arrumado fica em segundo plano na percepção do hóspede se ele abre a porta e encontra um ambiente com cheiro de mofo ou com maus odores impregnados, dando a impressão de que o local não foi bem higienizado.
GUIA BÁSICO DA HIGIENIZAÇÃO DE QUARTOS DE HOTEL – PASSO A PASSO
Proporcionar ambientes mais seguros e confortáveis para os hóspedes é um desafio de quem procura se reinventar na arte do bem-receber. Confira alguns pontos importantes a se considerar quando falamos na higienização de quartos de hotel.
• RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DE NEUTRALIZAR OS ODORES DOS QUARTOS
A boa impressão causada por uma cama bem arrumada ou uma bela decoração não supera o impacto da falta de cuidado com a higienização do quarto.
Por isso, a primeira medida é mudar a percepção sobre a importância de neutralizar os odores.
É importante considerar todos os maus odores que podem ficar impregnados no local e o fato de que nem todos eles conseguem ser eliminados com produtos químicos tradicionais.
Outro ponto é evitar soluções paliativas como perfumes que servem para disfarçar os odores. Eles causam para a equipe a falsa sensação de que ele foi eliminado, quando na realidade, o problema não foi resolvido de forma definitiva. Neste caso, é muito provável que o hóspede sinta o odor ao decorrer de sua hospedagem.
• COMBATENDO BACTÉRIAS, FUNGOS E VÍRUS
Nem todas as impurezas presentes em um quarto de hotel são visíveis a olho nu. Na verdade, a maioria delas é microscópica, porém capaz de causar inúmeros malefícios para a saúde dos hóspedes, além de provocar maus odores.
A equipe tem o desafio de realizar uma limpeza profunda no local antes de liberar o quarto para o próximo visitante.
Bactérias, fungos e vírus podem causar inúmeros problemas, principalmente se levarmos em conta o cenário atual.
Também é importante considerar os hóspedes alérgicos, que são os primeiros a perceber quando a limpeza não foi realizada corretamente.
• INSTRUINDO A EQUIPE
O passo seguinte é transferir esta visão para a equipe que cuida da limpeza. Recomenda-se promover treinamentos e destacar as boas práticas a respeito da higienização de quartos de hotel.
Indica-se também investir em conhecimento, para que os colaboradores saibam sobre todos os perigos decorrentes de locais contaminados, onde os micro-organismos ficam alojados e quais as formas mais eficazes de removê-los do ar e das superfícies.
Para isso, é possível organizar dinâmicas que ofereçam recompensas aos colaboradores pelo sucesso na nova estratégia.
• PREVINA AS MÁS AVALIAÇÕES
Com o mercado cada vez mais competitivo e hóspedes exigentes, é importante lembrar que a má impressão causada pode resultar em comentários negativos nas redes sociais ou em sites de avaliação de hotéis.
Como consequência, a imagem do hotel é prejudicada, colocando em dúvida a qualidade do trabalho da equipe, podendo impactar no número de novas reservas e no faturamento.
Vale lembrar que os consumidores estão cada vez mais conectados e atentos à reputação dos hotéis onde pretendem se hospedar. Normalmente, eles realizam pesquisas e procuram conhecer a experiência de quem já visitou o local.
Portanto, esteja atento aos mínimos detalhes e mantenha uma boa reputação online para conquistar os atuais e os futuros hóspedes.
• ABC DO HOUSEKEEPING
Entre os especialistas, o fator “humano” é essencial no sucesso do trabalho de higienização. A qualificação é imprescindível e cabe à governança o papel de comandar este processo.
Mais do que liderar, a governança tem o desafio de padronizar o trabalho a partir do método ABC de Housekeeping. Todos devem executar a higienização de quarto de hotel seguindo a mesma rotina para que o resultado seja o mesmo em todo o estabelecimento.
É preciso sistematizar processos para que as tarefas possam ser reproduzidas por todos os funcionários, criando o próprio protocolo de limpeza do hotel.
• DEFINIR ROTINAS PARA O TRABALHO DE HIGIENIZAÇÃO É ESSENCIAL NO PROCESSO
Há casos de hotéis que optam por promover uma limpeza mais ampla, realizada preferencialmente durante a madrugada, com foco nos carpetes, pisos, rodapés e paredes.
Muitas redes hoteleiras adotam ainda a rotina de interditar andares inteiros para uma limpeza ainda mais completa.
Neste caso, a manutenção (como a limpeza dos quartos recém desocupados) pode ser feita durante o dia.
A equipe de limpeza de um hotel trabalha com aspirador de pó silencioso, carrinhos funcionais, panos de microfibra e produtos químicos para diferentes fins como tratamento de piso.
INVESTIR EM NOVAS TECNOLOGIAS: O GERADOR DE OZÔNIO COMO ALIADO
Para combater maus odores, bactérias, fungos e vírus, o gerador de ozônio tem se destacado como um importante aliado na higienização de quartos de hotel.
Por ser um gás altamente oxidante, o ozônio atinge locais onde os produtos químicos convencionais não alcançam, sendo eficaz para uma limpeza efetiva do ambiente.
A utilização do gerador otimiza o trabalho da equipe, pois ele funciona automaticamente e permite que o colaborador se desloque para iniciar a higienização do próximo local.
Além disso, não é necessário utilizar nenhum refil ou recarga, bastando conectá-lo na energia elétrica para que funcione.
ELIMINAÇÃO DE ODORES
É sabido que combater os maus odores é um dos desafios na higienização do ambiente. Fumaça de cigarro, odores de animais, comidas e bebidas derramadas são apenas alguns dos problemas enfrentados pela equipe de limpeza.
É possível resolver isso momentaneamente com o uso de sanitizantes, mas não será uma ação definitiva. Por isso, é recomendado o uso do gerador de ozônio.
COMBATE MICRO-ORGANISMOS
Além dos maus odores, é possível combater micro-organismos como bactérias, vírus e fungos com o auxílio do ozônio. Com esta aplicação, o hotel proporciona uma ambiente muito mais seguro e saudável para os hóspedes.
Especialmente em tempos onde é tão importante proporcionar locais higienizados, o equipamento, higieniza e desodoriza quartos de hotéis removendo odores e micro-organismos.
Por esses motivos, o ozônio veio auxiliar uma tarefa fundamental em hotéis: a sanitização e a descontaminação eficiente. Trata-se de uma nova solução para resolver velhos problemas do ramo hoteleiro.
CASE DE SUCESSO: POUSADA MORADA DOS CANYONS
A pousada Morada dos Canyons tem o propósito de ser mais do que uma pousada: proporcionar uma experiência inesquecível aos seus hóspedes. Localizada à beira dos cânions dos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, o local conta com uma vista privilegiada da natureza.
Com o intuito de trazer mais segurança para os hóspedes, a pousada adicionou a tecnologia do ozônio aos seus protocolos de limpeza e conta como foi possível eliminar maus odores e combater micro-organismos através do uso do gerador de ozônio:
“O gerador de ozônio está nos ajudando a promover um turismo responsável, já que conseguimos voltar a receber nossos hóspedes com a segurança que eles buscam”, conta Natália Bertoti, recepcionista da pousada, que completa:
“Bastam alguns minutos de aplicação para que o ambiente esteja protegido. Além das bactérias, vírus e fungos, conseguimos também remover os maus odores que às vezes ficam impregnados”.